sexta-feira, 20 de abril de 2012

Osteogênese Imperfeita: A Doença dos Ossos de Vidro


A estatística é pequena (1 a cada 30 mil é equivalente 0,0003% dos bebês) mas para os pais que tem um bebê nascido com ossos de vidro (osteogenesis imperfeita) o número é bem doloroso.
A Osteogenesis imperfeita ( em latim osteogenesis imperfecta) ou mais popularmente “ossos de vidro”  tem como característica as constantes fraturas que a criança sofre.
O ossos de vidro é uma doença de origem genética, que pode se manifestar de forma leve ou grave – nessa última forma de manifestação muitos bebês sequer resistem ao parto por nascerem com múltiplas fraturas sofridas dentro do útero materno. A forma grave da doença pode ser detectada durante a gravidez através de uma ecografia.
O osso de vidro ocorre porque o perfil do osso não é formado adequadamente, já que a doença causa alterações na produção do colágeno, importante para a resistência dos ossos, e as fraturas começam a aparecer com pequenos acidentes que normalmente não chegariam a quebrar um osso, mas na criança que tem o problema, uma simples pancada pode provocar fraturas graves.
A criança que tem o problema, além de ter os ossos frágeis, tem o branco do olho azulado e pode apresentar uma surdez precoce, devido aos ossos do ouvido, que ao serem fraturados provocam perda da audição. Os ossos de uma pessoa com Osteogenesis são arqueados e os dentes não conseguem se formar corretamente, porque também são frágeis.

Consequências dos ossos de vidro para os bebês

Com a quebra dos ossos, muitos bebês demoram a se desenvolver – andar, firmar a cabeça, sentar demoram mais e todo cuidado deve ser tomado para evitar fraturas porque o local é engessado e com a imobilização e sem a movimentação da parte afetada, ocorre uma demora de desenvolvimento.
A quebra dos ossos traz uma consequência: o encurvamento dos ossos longos como os da coluna, pernas e braços. Além do sintoma aparente da fratura, a doença pode se manifestar através da esclerótica azulada, dentes acinzentados, formato do rosto triangular, deficiência auditiva, dificuldade de locomoção, compressão do coração e pulmões (em casos graves), sudorese e fragilidade muscular.

O ossos de vidro e a vida de um adulto

Um pessoa consegue conviver com a Osteogenesis imperfeita, tudo vai depender do grau de manifestação da doença, que pode trazer algumas complicações, como a baixa estatura (nanismo) ou a dificuldade em andar.
O tratamento vai depender de cada caso. Atualmente existe a fisioterapia, colocação de aparelhos ortopédicos, cirurgia e medicação, mas as formas de se tratar serão decididas pelo médico, após uma avaliação criteriosa.
No fim da adolescência as fraturas são menos frequentes, como se a doença regredisse um pouco, mas os cuidados e o tratamento continuam por toda a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário